terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Tipos de processos de separações de misturas

Há onze processos diferentes de separações de misturas:

Peneiração, sublimação, separação magnética, decantação, decantação em funil, filtração, centrifugação, cristalização, ebuilição do solvente, destilação e comatografia.

Peneiração:

Esta técnica é baseada nos diferentes tamanhos de partículas e esta técnica é usada normalmente pa separar misturas sólidas, como por exemplo farinha e areia usando umpeneiro.







Sublimação:

Esta técnica é usada quando pelo menos um elemento da mistura sublima como por exemplo o iodo, aquecendo o recipiente e no seu topo fazendo uma superfície fria fazendo o material sublimar novamente e acumular naquela superfície fria.








Separação magnética:


A separação magnética é usada quando um dos materiais da mistura é metálico e é usado um íman para retirar aquele determinado material.





 Decantação:
A decantação é usada para a separação de sólidos que se encontram num meio líquido, primeiro deixando o sólido depositar no fundo do recipiente e depois com ajuda da varreta de vidro podemos separar o líquido do sólido.







Filtração:

A filtração é usada para separar sólidos de pequenas dimenções de um líquido. Para isso é usado um filtro de papel, funíl de vidro, uma varreta e dois copos graduados.





Centrifugação:

A centrifugação é usada para separar partículas muito pequenas ou até microscópicas usando uma centrifugadora que gira à grande velocidade e obriga essas particulas irem para o fundo do recipiente.


Decantação em funil:

É um tipo de decantação específico que é usado para a separação de dois líquidos de densidades diferentes, usando um copo graduado e um funil de decantação.






Cristalização:

O processo é usado para separar um sólido dissolvido num líquido pondo a solução dentro de um recipiente e deixando a solução saturada à temperatura ambiente.


Ebuilição do solvente:

É basicamente o mesmo processo como cristalização, mas desta vez, é introduzido uma fonte de calor o que acelera o processo, mas os cristais ficam de menor dimenção e pureza.





Destilação:

Este processo é usado para separar dois líquidos com pontos de ebuilição diferentes ou parecidos. Se as substâncias tem pontos de ebuilição diferentes, é uma destilação simples e se forem parecidos, é uma destilação fracionada.



Cromatografia:

É o processo que é usado para comparar a capacidade de os líquidos se absorverem dentro de um sólido.

Sem comentários:

Enviar um comentário